Índio [mais que] presente!

“Invisibilidade apregoada”, diz o índio… Consigo sentir daqui o quanto se incomoda o não índio que achou que escrevendo no papel tornaria sua vontade realidade… Ao fim estaria ALdous Huxley enganado?
Os índios não vivem no papel, nem no passado como os segundos pretenderam. São reais e atuais. São professores, engenheiros, arquitetos, médicos… e logo mais inclusive geólogos!

“- Eles ouvirão isso repetido mais quarenta ou cinqüenta vezes antes de acordarem; depois, outra vez na quinta-feira, e novamente no sábado. Cento e vinte vezes, três vezes por semana, durante trinta meses. Depois disso, passarão a uma lição mais adiantada. Rosas e choques elétricos, o cáqui dos Deltas e uma baforada de assa-fétida – ligados indissoluvelmente antes que a criança saiba falar. Mas o condicionamento sem palavras é grosseiro e genérico; é incapaz de fazer apreender as distinções mais sutis, de inculcar as formas de comportamento mais complexas. Para isso é preciso palavras, mas palavras sem explicação racional. (…)
– A maior força moralizadora e socializante de todos os tempos.”

*“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade“ é frase de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista, e empregada em muitos ícones literários da alienação pós-industrial, como “1984” de George Orwell, “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley e “Laranja Mecânica” de Anthony Burguess.

Anúncios

Sobre valeriapanamby

Borboleta do Cerrado
Esse post foi publicado em ... coisas em que penso, Leituras, Povos Indígenas, Vídeos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s