Wotko e Kokotxi

Este curta conta um pouco da história dos Tapayuna… Esse povo é exemplo da resiliência indígena. Sobreviventes do processo de expansão das fronteiras norte do país, vivem hoje no Parque do Xingu, há quilômetros de distância das terras que lhes foram tomadas às margens do Rio Arinos (nas proximidades do município de Porto dos Gaúchos – MT).
Uma das dificuldades que tive em escrever minha monografia foi justamente tratar desses fatos que estão sendo esclarecidos de verdade só agora por iniciativa que parte dos próprios indígenas e interesse de alguns pesquisadores. A história Tapayuna começa a ser contada, a língua está sendo estudada, mas muito ficou no tempo. Muito foi levado pelas doses de arsênico somadas ao açúcar que lhes foi presenteado, pelas enfermidades impregnadas nas roupas que lhes foram distribuídas, pelas balas dos invasores e pela gripe de um jornalista que depois de anos de massacre foi levado pelo SPI afim de contar pro mundo a mentira de que o estado brasileiro era compromissado com seus povos autóctones.
Que novos capítulos dessa história sejam construídos, e que possamos aprender, de verdade, com a sabedoria dos povos da floresta…

Anúncios

Sobre valeriapanamby

Borboleta do Cerrado
Vídeo | Esse post foi publicado em Ciência, Cinema e TV, Estudos, Povos Indígenas, Vídeos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s