PAREM ESTE BELO MONTE DE BOSTA!!

Aqui em Cuiabá é comum encontrar com pessoas enchendo a boca para dizer: Aqui nunca acontece nada!! É, realmente aqui “quase” não acontece nada, mas também, quando acontece, os tobós ficam todos em casa vendo Tv, ligados no Facebook ou na novela, ou esperando o tempo passar se embebedando nos butecos da cidade…. Lindo prá xá cara, xô besta!!

Semana passada rolou Flimt, 2ª Feira do Livro Indígena de Mato Grosso, e eu infelizmente tive muito pouco o prazer de encontrar amigos e conhecidos por lá. O cacique Raoni esteve presente e boa parte das pessoas que estavam lá eram representantes indígenas que vieram de longe para participar da feira. Tudo bem, eles são os mais interessados, mas e nós que estamos publicando dia a pós dia imagens, textos e vídeos de protesto contra a construção de Belo Monte? Poucos de nós estiveram lá para ouvir as Sábias Palavras do grande cacique Raoni Metuktire.

Também pergunto a estes mesmo amigos, colegas e parceiros de “luta” contra Belo Monte, a favor dos direitos humanos, da Floresta inteira e em pé, do Ambiente por completo e não pela metade: o que vocês tinham de tão importante para fazer enquanto os qualificadíssimos professores Philip Martin Fearnside (Biólogo) e Pierre Girard (Geólogo) nos explicavam um pouco sobre os impactos de Belo Monte e outros empreendimentos hidrelétricos!?

Os dois professores palestraram,  também na semana passada, no Seminário Energia, Ambiente e Populações Tradicionais: O Caso de Belo Monte. Além deles estiveram presentes no evento a professora Antropóloga Diana Antonaz e o representante indígena e estudante de direito Patxon Metuktire, da etnia Kayapó (que de última hora substituiu na mesa seu tio Megaron Txucarramãe que foi recentemente exonerado de seu cargo na Funai por insistir em se posicionar contra a construção da usina de Belo Monte em clara defesa dos interesses das populações indígenas da região) – Patxon é neto do cacique Raoni. O evento também contou com mostra de painéis e vídeos sobre a temática.

Muito foi falado e vem sendo falado a respeito do assunto, e a população em massa não se manifesta verdadeiramente sobre a temática. Não podemos permitir que este empreendimento seja levado adiante desrespeitando: instituições de defesa dos direitos humanos e dos recursos naturais, a voz da população indígena e ribeirinha da região, a própria população brasileira que pagará como um todo pelas consequência da construção da Usina etc.

Leia o Painel dos Especialistas aqui!

Estes são alguns vídeos interessantes sobre a temática:

 

Os Rios e a Vida no site da TV Escola

Anúncios

Sobre valeriapanamby

Borboleta do Cerrado
Esse post foi publicado em ... coisas em que penso, Eventos e Datas Comemorativas, Marcha da Liberdade, Meio Ambiente, Pare Belo Monte!, Povos Indígenas, Vídeos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s